Skip to content

Cães de guarda: Conheça as melhores raças e veja como treiná-los!

Cão de guarda

Os cães são os melhores amigos do homem. Isso porque eles estão sempre por perto para dar carinho e atenção. No entanto, existem alguns cães que podem ser mais que isso e podem ajudar a proteger seus donos, são os conhecidos como cães de guarda. E se você está em busca de um cachorro desse tipo é importante tomar muito cuidado na hora da sua escolha, assim vai poder escolher o que é mais adequado ao seu perfil e de sua família.

Não sabe como escolher o cão de guarda ideal para você? Pois saiba que você está no artigo certo. A seguir você vai ver tudo sobre os principais para te ajudar em sua escolha. Continue lendo esse artigo e confira!

Ter cães de guarda em casa

Cães de guarda

A partir do momento em que adquire um filhote e deseja que ele faça as vezes de cão de guarda, você deve saber que todo cão tem instinto de proteger sua família. No entanto, alguns têm atributos que vão garantir mais eficiência em casos de necessidades reais.

Há cães de guarda natos, e há também os que aprendem a potencializar suas habilidades e canalizá-las para a proteção. O treinamento de defesa/ataque específico para um cão de guarda deve ser ensinado por um profissional. Isso porque ele deve ser adestrado de forma diferente que um filhote que não tem a função de proteger a todos.

Por isso é importante que você conheça bem quais são os principais tipos de cães de guarda, assim vai poder escolher um que vai se adaptar bem a sua família.

Mais informações sobre os cães de guarda

Tenha a certeza de que contratou um adestrador com bons conhecimentos e, sobretudo, que respeita o animal, suas limitações e seu tempo de aprendizagem. A violência não deve ser a ferramenta desse trabalho, porque além de maltratar o cachorro a ser adestrado, também pode tornar sua personalidade agressiva, representando risco para a família.

Com crianças o cuidado deve ser ainda maior. O cachorro deve ser socializado e familiarizado com a criança. Mesmo assim, todo cuidado é pouco. É mais indicado a prudência e ficar atento aos limites das brincadeiras, porque como qualquer outro cão, muitas vezes ele não sabe que é mais pesado e pode machucar. Um bom adestrador pode conseguir transformar os pequenos e os animais em bons amigos.

 

As 10 melhores raças de cães de guarda

Está pensando em ter um cão de guarda, mas ainda não sabe qual deve escolher? Reunimos algumas raças que consideramos serem as mais indicadas para vigiar os ambientes e defender o seu espaço, seja por características físicas, comportamentais, habilidades ou por uma aparência que impõe respeito e afasta tentativas de estranhos.

Veja abaixo quais são elas para que você possa encontrar o ideal para você e sua família.

1 – Rottweiler

Com um adestramento focado, ele pode se tornar bastante agressivo com estranhos. Por isso, o dono ou responsável pelo animal deve apresentá-lo às pessoas com quem vai conviver, para evitar qualquer mal entendido.

Ele é considerado um dos melhores cães para guardar já há algum tempo, porque além de ser bem eficiente para a função, ele ainda tem uma aparência de agressívo e que costuma causar medo nas pessoas que não o conhecem. Ele tem uma aparência intimidatória e quando está bravo fica com uma expressão realmente assustadora.

O Rottweiler possui uma forma de ataque bem silenciosa, por isso é comum que ele fique imóvel e silencioso quando sente que alguém vai invadir sua casa, mas depois ataca de maneira realmente muito eficiente. Ele é firme e por isso é ideal para quem busca proteção.

E o melhor é que ele não é de fazer amizade com estranhos, por isso mesmo tentando o ladrão não vai conseguir ter sucesso.

Além de tudo seu porte esconde um cão amável e brincalhão, além de extremamente inteligente, por isso pode estar em casas com crianças sem nenhum problema, desde que seja bem adestrado.

2 – Pastor Alemão

Não é atoa que a raça mais utilizada como cão-guia para auxílio a pessoas com deficiência visual é o Pastor Alemão. Ele está entre as raças mais inteligentes do mundo. É muito atento e ágil, além de protetor e muito companheiro.

O Pastor Alemão é um dos cachorros considerados mais inteligentes e espertos, por isso é bem fácil de ser treinado para a guarda. Ele possui grande força e velocidade, além de uma modida bem forte que deixa o invasor imóvel.

No entanto, esse cão deve ser bem treinado, do contrário pode se tornar muito agressivo e ser um problema até mesmo para a família.

Ele é um cão muito territorialista e por isso pode ser usado para proteger a casa. No entanto, caso ele fique em um ambiente muito pequeno é importante sair para passear com ele diariamente, isso porque esse cachorro tem muita energia, e se não for gastar pode deixá-lo estressado e até mesmo mais agressivo.

3 – Boxer

O Boxer já foi usado como cão de briga no passado, mas os seus ouvidos muito aguçados fizeram dele também um cão de guarda muito eficiente. No entanto, ele precisa de um quintal para se exercitar, caso fique em ambientes pequenos pode ficar muito estressado.

Embora ele seja um cão muito brincalhão, ele não se dá bem com estranhos, por isso pode ser um ótimo cão de guarda. Ele não é muito agressivo e por isso pode estar em casa com crianças sem nenhum problema.

Além disso, por ser grande e musculoso esses cães causam medo em quem não os conhece e por isso dificulmente um intruso vai querer entrar em sua casa ao ver esse cachorro.

4 – Dobermann

Sem dúvidas um dos melhores cães de guarda é o Dobermann. Ele tem como características o alto latido e a reação rápida ao perceber uma situação de ameaça, além do faro de caçador. Ele é de dar medo, portanto, um cão de guarda completo.

Embora seja muito desconfiado de estranhos, ele é completamente fiel a sua família, por isso você não vai ter problemas em tê-lo em sua casa. Eles não são cães assassinos como muitas pessoas começaram a espalhar por ai. No entanto, é preciso ter cautela e por isso eles precisam de um bom adestramento para proteger a casa e não fazer mal a família.

Além disso é importante alertar que esse não é o melhor tipo de cão para quem ainda é inesperiente com animais mais agressivos. Isso porque quem não é experiente pode fazer com que o cão o domine, e não o contrário.

5 – Akita

Este é um protetor nato. Seu aguçado instinto de proteção é tão útil na guarda quanto no cuidado com  -crianças, sendo atencioso com os pequenos. É do tipo reservado, não late muito, mas ele supervisiona e ataca de forma estratégica e precisa.

O Akita é um cão muito silencioso, territorialista e possui um alto instinto de caça, por isso ele dá um ótimo cão de guarda. Além disso, ele não costuma latir atoa, por isso é muito bom para alertar seu dono quando algo está estranho.

Ele não é muito de brincar com o dono e é considerado um cão muito independente, mas é muito temperamental e por isso precisa ser socializado desde de filhote.

6 – Bullmastiff (ou Bulmastife)

Um cão de guarda sempre alerta, mas não late muito e pode ser um companheiro da família. É muito forte e pode derrubar alguém facilmente.

O Bullmastiff está na lista dos melhores cães de guarda porque possui também uma aparência de grande e forte que pode intimidar as outras pessoas. E embora ele seja um bom cão para guardar a casa, é muito meloso e carinhoso com seu dono.

Ele é mais ativo principalmente no período da noite, por isso você vai poder dormir sossegado enquanto deixa esse cão cuidando da sua casa. Mas para que ele possa ser bom para cuidar da casa é importante que seja treinado desde filhote.

7 – Dogue Alemão

Da mesma forma que o Rottweiler, sua aparência gera respeito e medo em estranhos, já que este, particularmente, é bem grande. Entretanto quem conhece sabe que é um cachorro dócil para se conviver, por isso pode estar em casa com crianças sem grandes problemas, desde que seja adestrado para isso.

Ele tem um instinto muito protetor, por isso vai proteger sua família. Sem dúvidas um intruso vai ter muito medo de entrar em sua casa ao ver um animal tão grande em sua frente.

8 – Dogo Argentino para cães de guarda

Outro cão que não poderia faltar em nossa lista é o Dogo Argentino. Ele é um cão independente, que precisa de um dono de personalidade. O Dogo é uma raça treinada para ser cão-guia, assim como o Pastor Alemão.

Mas ele também pode ser um dos melhores cães de guarda. Isso porque ele possui uma aparência que já assusta qualquer invasor, porque é grande e musculoso. E como é de pelagem branca, é comum que ele intimide qualquer pessoa mesmo no escuro.

Ele tem o costume de fazer ronda pelo território que fica e quando precisa usa seus grandes dentes para dar uma mordida forte no invasor.

9 – Pastor Belga Malinois

São muitas as qualidades que fazem do Pastor Belga um excelente cão de guarda. Ele é ágil, com faro bastante apurado e energia de sobra. Além disso, pode se tornar agressivo se o dono não tiver cautela em lidar com ele.

Ele é determinado e corajoso, por isso você não vai ter problemas com ele na hora que precisar de proteção.

Embora seja brincalhão e se dê muito bem com crianças, é importante sempre ter um adulto supervisionando as brincadeiras.

10 – Schnauzer Gigante

É bastante utilizado pela polícia alemã em missões de resgate. Além disso é naturalmente alerta e tem grande resistência física. Sua postura costuma afugentar algumas pessoas.

Ele é atento e muito corajoso, além disso é bem fácil de ser treinado, por isso você não vai ter grandes problemas com ele. Mas embora seja um excelente cão de guarda é importante ter alguns cuidados com esse cão, porque ele necessita de muito exercício e atividades, porque é muito energético.

O Schnauzer Gigante é um cão que sem dúvidas vai se dar muito bem com sua família.

Agora escolha e treine seus cães de guarda.

Os cães de guarda da família devem ser pensados como protetores, mas, ainda assim, seus companheiros. Precisam ser lembrados como uma segurança a mais em sua casa. No entanto eles devem manter o respeito, o carinho, o companheirismo. Além disso suas necessidades devem ser sempre observadas, por isso é fundamental escolher o tipo certo de cão conforme sua rotina.

Para saber como treinar seu cachorro da melhor forma possível, aproveitando todas as técnicas que os melhores profissionais utilizam, leia o artigo Como educar seu cachorro em casa. Com ele você vai aprender tudo o que precisa para cuidar muito bem do seu cão de guarda.

Ainda ficou dúvidas sobre esses cães? Deixe-as nos comentários!