Skip to content

Como adestrar cachorro? Veja aqui os principais passos que vão te ajudar!

como-adestrar-cachorro

Um excelente caminho e o mais acertado na hora de você mesmo educar um cachorro é fazer com que seu amigo entenda que pode ser muito mais feliz fazendo o certo do que o errado. E é por isso que ao invés de punir, você deve trabalhar com a recompensa pelo que é feito corretamente. Assim o cão vai aprender com mais facilidade e interesse, por saber que está agradando o dono e isso vai fazer com que adestrar cachorro seja mais fácil.

Antes de começarmos a entender como adestrar um cachorro passo a passo, é importante que você saiba que treinar um cão exige um certo tempo. Isso porque ele aprende com estímulos e repetições, que devem ser frequentes, garantindo assim, que aprenda mais rápido e que o adestramento ocorra de forma mais eficiente e duradoura.

Para te ajudar nesse caminho, nesse artigo eu vou falar tudo o que você precisa saber para conseguir adestrar o seu cachorro. Continue conosco e confira a seguir!

Como adestrar um cachorro fazendo ele sentar?

Como treinar um cachorro filhote passo a passo grátis

Uma das principais felicidades dos papais e mamães de animais é quando eles conseguem fazer seu cãozinho sentar. E se você já tentou de tudo e ainda não conseguiu, não se preocupe, porque agora eu vou te ensinar uma forma infalível de conseguir isso. O primeiro passo é que você escolha um bom horário e siga os procedimentos de como adestrar um cachorro. Seu cão deve estar descansado e alimentado para ter bons resultados no treino.

O Cachorro deve ser recompensado se te obedecer. No início, ofereça um petisco. Com o tempo, pode substituir por um elogio ou carinho se preferir. Ao demonstrar que ele vai ganhar algo quando obedecer vai ser mais fácil conseguir que ele faça o que você deseja.

Para fazer o adestramento você deve segurar o petisco e deixar a mão bem fechada. Deixe-o sentir o cheiro e leva a sua mão acima da cabeça do cão, fazendo com que ele olhe no sentido acima. E então diga o comando “Senta”. Mas para fazer o efeito esperado é necessário que a primeira sílaba seja pronunciada mais forte.

Então você deve afastar sua mão até atrás, e seu companheiro se verá obrigado a se sentar, pois não vai conseguir acompanhar o movimento.

Se mesmo assim seu cachorro não sentar, dê um leve empurrãozinho abaixo. Isso vai fazer com que ele entenda o que você deseja. Uma vez sentado, diga “muito bom!” e dê o petisco. Para conseguir fazer com que o animalzinho entenda o comando é necessário persistência, e por isso você deve repetir de 3 a 5 vezes esse exercício. É importante lembrar que o  exercício só acaba quando o cão senta. Por isso você só vai contar uma repetição quando ele sentar.

Esse número é o suficiente por hora. Mas ele não deve ser esquecido. Você deve retomar o desafio mais tarde, essa é a melhor forma de entender como educar um cachorro.

Dica

Para adestrar um cachorro em casa é importante que o dono seja persistênte e tenha horário disponível para isso. Não adianta você se esforçar muito em um dia e ficar vários dias sem retornar ao treino. Isso porque o cãozinho pode esquecer. Treine todo dia seu melhor amigo até que ele aprenda de vez seus comandos.

Como adestrar um cachorro fazendo ele dar a pata?

Como adestrar um cachorro passo a passo

Mais um dos comandos que a maioria dos donos de cachorros querem é fazer com que seu melhor amigo dê a pata. E para conseguir que ele faça isso é importante que você parta do mesmo princípio do comando de sentar.

O primeiro passo para quem está em busca de como adestrar um cachorro é escolher um local tranquilo. Isso porque você precisa  garantir que o animal não vai ter distrações. Como eles possuem uma audição muito boa, qualquer pequeno ruído pode tirar sua concentração e fazer com que você perca todo o exercício. Escolha bem o local de adestramento se você deseja ter sucesso, e de preferência fique sozinho com ele.

Para fazer o cachorro dar a pata, novamente deve entrar em cena o petisco. Ele vai ajudar o animal a ver que vai ser recompensado ao fazer as coisas certas, e vai ajudar muito em seu treinamento.

O exercício de adestrar o cachorro para fazer com que ele dê a pata é simples. Você deve segurar a patinha dele e o elogiar, dando o petisco. Faça algumas repetições desse exercício. Ao fazer isso várias vezes o cão vai começar a entender que dar a patinha é algo muito legal e que, inclusive, vai receber recompensa.

A medida que você fizer o treinamento o cão vai entender que sempre que ele te der a pata ele vai ser recompensando. Isso vai ser muito bom, porque vai fazer com que das próximas vezes ele fique tão interessado no petisco que vai te dar a pata mesmo sem você pedir.

Mas lembre-se de sempre que for pedir a para dizer “Pata” com a primeira sílada em voz alta. Isso ajuda muito porque faz ele entender que quando você fala “pata” ele deve dar a patinha a você, para que ganhe uma recompensa.

Faça de 3 a 5 repetições.

Dica

Para ter sucesso em seu exercício é importante que você seja persistênte. Alguns animais vão ter mais facilidade que outros, e por isso você deve aguardar o tempo do seu animalzinho.

Além disso, filhotes vão levar muito menos tempo para entender o comando do que um um cão que já é adulto.

Como adestrar o filhote para fazer xixi no lugar certo?

Quanto mais novinho o filhote, melhor na hora de assimilar e aprender truques e as regras de boa convivência na sua casa. E é por isso que é muito mais fácil adestrar cachorro filhote.

Uma das principais técnicas de como adestrar cachorro que os donos desejam aprender é a técnica do banheiro. Isso porque é comum os pequenos chegarem fazendo xixi para todo lado, deixando seus donos doidos.

Por vezes você vai se deparar com um filhote que teima em fazer suas necessidades no lugar errado. Se atente a algumas situações e saiba como adestrar seu animal com as dicas abaixo:

Não dê acesso livre à casa no início

Além do animal ainda não ter noção de onde é o lugar certo e estar descobrindo o que é proibido, o filhote nos seus primeiros meses de vida não consegue segurar a bexiga por muito tempo e pode fazer o xixi no lugar errado até sem querer.

Por isso, deixe o cantinho dele arrumado e o limite a poucos metros desse ponto. Isso deve ser feito até que você tenha a certeza de que seu cãozinho descobriu que lá é o seu banheiro.

Depois de algum tempo a distância pode ser aumentada e o cachorro vai poder ter acesso a outras áreas da casa. É muito importante que os donos não deixem o cachorro manhoso logo quando chega na casa. Lembre-se que o que ele aprende quando chega vai ser muito mais difícil mudar no futuro. Não deixe o pequeno te enganar!

Não bata ou brigue quando o filhote faz no lugar errado

Quando você bate ou briga com o cachorro porque ele fez as necessidades no local errado ele pode entender errado, porque ainda é um filhote, e por isso ele pode pensar que o errado não é o local, e sim, o ato de fazer as necessidades.

Isso pode fazer com que o cão faça o xixi e o cocô escondido, sem que ninguém chame sua atenção. E o pior, onde ele bem entender.

Tenha paciência para ensiná-lo, assim você evita fazer com que o comando tenha um efeito contrário do esperado.

Comida, água e brinquedo sempre devem ficar próximos ao local onde é o banheiro dele

Você deve escolher o local onde seu melhor amigo deve fazer as necessidades, e neste local deve estar as coisinhas dele, como água, comida e brinquedos. Isso vai fazer com que ele entenda que aquele espaço é dele. No entanto, não deixe a caminha colada demais ao local de suas necessidades.

Pode não parecer, mas o bichinho vai ficar até mesmo mais confortável ao saber que possui seu próprio ambiente.

Como adestrar um cachorro após ele ter acertado?

Ele acertou? Que ótimo! Toda vez que fizer certo, uma recompensa será dada, seja ela um petisco (próprio de filhotes) ou um elogio, um carinho. Mas isso tem que ser feito bem na hora, porque, em menos de 5 minutos ele já não se lembra porque está sendo agradado.

Além disso, é essencial supervisionar o cãozinho. Esteja sempre com ele para recompensar ou para limpar o local onde ele fez errado. Porque o odor das necessidades estará ali e vai ser um atrativo para que ele volte ao mesmo local outra hora.

Comprar neutralizadores de odor também pode ajudar. Lembre-se que o olfato do cachorro é melhor do que o nosso, e o odor das necessidades não será escondido pelo sabão ou produto de limpeza normal.

É possível mesmo adestrar cachorro em casa?

Muitas pessoas ficam em dúvida se é possível mesmo adestrar cachorro em casa, se realmente vai ter os resultados que deseja com isso, e a resposta vai depender da sua dedicação. É claro que uma pessoa que nunca adestrou um animal antes vai ter dificuldades, ainda mais porque já possui amor ao bichinho e vai ficar com receoso de brigar com ele. Mas se você for persistente e firme com o dog, em pouco tempo você vai adestrá-lo.

Mas para conseguir ter sucesso é fundamental que você entenda o máximo possível sobre o assunto. Isso porque é uma tarefa difícil e cheia de mistérios. Por isso posso te afirmar que se você quer adestrar cachorro em casa, é fundamental que você estude muito sobre isso.

Aqui em nosso blog nós vamos falar muito sobre o adestramento de animais para que você consiga ter sucesso na sua missão, por isso você deve ficar sempre de olho em nossos novos posts. Além disso, pesquisar mais pode te ajudar ainda mais a ter ótimos resultados e é por isso que eu indico o Treino Positivo, um dos melhores treinamentos caninos do mercado, e o melhor, você pode fazer da sua casa.

Por fim posso te dizer apenas para não desistir. A tarefa não é fácil, mas se você se dedicar, em pouco tempo vai ter um cão adestrado em sua casa.

Quer entender o passo a passo de como treinar um cachorro?

Entender como treinar um cachorro é mais do que uma brincadeira ou tornar a convivência mais agradável. É mais saudável, ele recebe estímulos, tornando-se mais inteligente, e os laços entre o dono e o seu cão são estreitados.

Se você quiser aprender todas as técnicas de adestramento que os profissionais do ramo utilizam, existe um curso online que pode ser feito por qualquer pessoa que queira dominar o assunto. Com ele você vai ter acesso as principais dicas para mudar a sua relação com o cão.

O curso foi desenvolvido por um profissional renomado na área, por isso vale muito a pena conferir. Sem dúvidas, com ele em poucos meses seu cachorro vai estar tão bem adestrado que vai parecer até mesmo que ele foi treinado por um profissional.

Clique aqui e saiba mais.

TAMBÉM QUERO EDUCAR MEU FILHO CANINO CORRETAMENTE!

E o melhor é que comprando o seu curso ainda hoje você vai garantir um preço promocional por ele, assim vai poder usufruir das melhores dicas preparadas por um profissional, pagando um preço muito baixo por isso.

Chega de perder tempo, compre agora mesmo o curso e veja todas as dicas que você precisa saber de como adestrar cachorro em pouco tempo.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha te ajudado a sanar suas dúvidas, mas se ainda tiver alguma é só deixar um comentário, que vamos te responder assim que for possível!